O mundo do trabalho alterou-se significativamente nos anos recentes, em consequência da transição digital e os computadores tornaram-se imprescindíveis para o funcionamento de qualquer empresa, seja qual for o sector de actividade em que opera.
A vida moderna é caracterizada por um ritmo acelerado, que muitas vezes exige longas horas de trabalho em frente a computadores e outros dispositivos electrónicos. Por conseguinte, o tempo livre para descansar, exercitar o corpo é escasso, o que origina situações de sobrecarga para o corpo, nomeadamente para os olhos, prejudicando fortemente a saúde ocular. Além disso, muitos trabalhos modernos exigem uma concentração constante em tarefas detalhadas, o que tem o potencial para causar tensão e fadiga ocular.
Este fenómeno, por motivos que se relacionam com a emissão das radiações e luzes dos ecrãs, tornou a fadiga ocular nos trabalhadores num problema comum, obrigando até os legisladores a legislarem, no sentido de proteger os trabalhadores sujeitos a trabalhos que dependem da utilização diária e recorrente de computadores.
Porque é que os computadores representam uma ameaça para a sua saúde visual?
Os computadores e dispositivos electrónicos emitem vários tipos de radiações que podem representar um risco para o ser humano, não só no que às questões oculares concerne, mediante a frequência e o tempo de exposição.
Existem quatro tipos de radiações mais comuns emitidas por computadores e com as quais quase toda a gente já está familiarizada:
"Os computadores e dispositivos electrónicos emitem vários tipos de radiações que podem representar um risco para o ser humano"
Para agir profilaticamente quanto às possíveis consequências que o uso prolongada de computadores e outros dispositivos electrónicos possam causar, o descanso regular durante o trabalho e a utilização de óculos com filtros de luz azul pode poupar os seus olhos dos efeitos das radiações emitidas pelos dispositivos electrónicos.
Quais os sintomas mais comuns de fadiga ocular?
À fadiga ocular estão associados vários sintomas, a maioria dos quais é conhecida por grande parte da população, não sendo todos, no entanto, imediatamente relacionados à fadiga ocular, por também serem associados a outro tipo de condições e causas. Dos sintomas que é possível ter, os que seguem são os mais comuns e uns poderão ser a causa dos outros, como se poderá perceber:
Dores de Cabeça: estar muito tempo em frente ao computador, particularmente se se estiverem a desenvolver tarefas que exijam mais detalhe, aumenta os níveis de cansaço e fadiga e pode originar fortes dores de cabeça;
Olhos Secos: o número de vezes que se piscam os olhos diminui significativamente, como resultado da utilização de computadores e ecrãs, o que leva à diminuição da produção de lágrimas o que, por sua vez, pode causar sintomas como irritação, vermelhidão e sensação de ardor nos olhos;
Visão Turva: a utilização prolongada de um computador pode causar visão turva temporária, em consequência do aumento da tensão ocular ou uma diminuição da produção de lágrimas;
Problemas de Focagem: trabalhando em frente a um computador, ou a um ecrã durante muito tempo, os olhos podem começar a ter dificuldade em focar, o que poderá originar dores de cabeça e aumento da tensão ocular;
Degeneração Macular: a exposição prolongada à luz azul emitida pelos dispositivos electrónicos pode aumentar o risco de degeneração macular, uma condição que afecta a retina e pode levar à perda de visão;
Perturbação do Sono: a exposição à luz azul antes de dormir pode perturbar o ciclo do sono, o que pode levar a problemas de sono e fadiga durante o dia seguinte.
Como é que eu posso prevenir e aliviar os sintomas de fadiga ocular?
De modo a prevenir e, no caso de a prevenção já ser tardia, aliviar os sintomas de fadiga e irritação ocular existem várias estratégias que pode e deve empregar no seu dia-a-dia, por forma a conservar uma boa saúde ocular.
Para garantir uma maior segurança ocular, existem, no mercado, soluções com a capacidade de protegerem o utilizador regular de dispositivos electrónicos. Uma dessas soluções são os óculos com filtro de luz azul.
"Os óculos com filtro de luz azul têm lentes que são capazes de bloquear parte da luz azul emitida pelos computadores"
Os óculos com filtro de luz azul têm lentes que são capazes de bloquear parte da luz azul emitida pelos computadores. As lentes dos óculos com filtro de luz azul têm um revestimento especial que reduz a quantidade de luz azul que chega aos olhos, permitindo que outras cores do espectro de luz sejam transmitidas normalmente. Os óculos com filtro de luz azul podem ser, à semelhança do que sucede com os óculos de sol, graduados ou não.
Para reforçar a protecção conferida pelos óculos com filtro de luz azul pode também adquirir um filtro de luz azul ao seu monitor, garantindo uma dupla protecção perante a luz azul.
Há ainda gotas e géis oftálmicos que melhoram a lubrificação da superfície ocular, protegem o olho e mitigam alguns dos sintomas da fadiga ocular, nomeadamente os olhos secos.
"Deve consultar o seu oftalmologista ou optometrista para verificar qual a condição da saúde ocular e se a utilização de dispositivos tecnológicos está a ter efeitos negativos na sua visão"
Além destas opções, é muito importante fazer pausas regulares durante a utilização do computador. É aconselhável que se levante, caminhe olhe para longe do ecrã e pisque os olhos. É também relevante manter uma postura correcta em frente ao computador, por forma a garantir que os olhos estão na altura certa, em relação ao monitor, minimizando assim a tensão nos músculos do pescoço e dos ombros. Sugere-se ainda que ilumine adequadamente o espaço de trabalho, para evitar o excesso de brilho do monitor e que este esteja a uma distância adequada dos olhos.
Pode e deve consultar o seu oftalmologista ou optometrista para verificar qual a condição da saúde ocular e se a utilização de dispositivos tecnológicos está a ter efeitos negativos na sua visão e, caso seja necessário, pode indicar-lhe quais os melhores óculos com filtro de luz azul para a utilização que faz de dispositivos electrónicos.